Um pouco de mim…
Nasci em 1962 em São Paulo Capital, no bairro do Imirim na zona norte, meus pais mudaram para Araguari MG no Triângulo Mineiro em 1964. Segundo alguns parentes, meus pais notaram que eu tinha talento pra desenho aos 3 ou 4 anos de idade, quando chegava visita em casa eles me colocavam para desenhar bules e vasos numa pequena lousa (quadro negro) para mostrar meu dom.
A arte sempre esteve presente em minha vida, meus pais tocavam violão, minha mãe fazia artesanato com folhas do cerrado e muitas vezes vi meu pai fazer pequenas esculturas com um canivete nas horas vagas, ele era técnico em eletrônica.
Comecei a usar meu talento como meio de sobrevivência, num momento muito difícil da minha vida, todos temos talentos guardados, que muitas vezes só afloram nas dificuldades, pois não acreditamos em nós mesmos, até que sua unica alternativa e crer e arriscar. A arte não foi feita para agradar a si mesmo e sim ao outro, por isso que sempre achamos que poderíamos ter feito melhor. Pensando nisso arrisquei mostrar minhas obras, mas confesso que gostaria de consertar muitas delas com a experiência que tenho hoje.
Apanhei bastante da vida, fui morar em Cuiabá MT em busca de novas oportunidades,e comecei pintando panos de prato em 1991, ate que uma senhora mandou emoldurar um deles, só dai despertou a ideia de pintar telas,meu cunhado que me incentivou de pintar, eu nunca fiz curso de pintura, na adolescência fiz algumas aulas de artesanato porque minha madrinha insistiu dizendo que eu tinha talento e pagou alguns meses, mas como gosto de criar, logo sai.
A oportunidade bateu na minha porta e eu deixei entrar, me envolvi, me dediquei e não pensava no amanhã, fui plantando e continuo aguardando a colheita.. Viver de arte é uma arte!!
São 25 anos dedicados a arte, pintei demais…, fiz diversas exposições individuais, coletivas, nacionais e internacionais, comecei a dar aulas dividindo conhecimentos e até hoje meu ateliê é bastante frequentado por alunos.
Momentos marcantes :
A cantora Elba Ramalho me comprou 4 obras.
Pintei ao vivo ao lado de Maurício Mattar.
Uma de minhas obras foi reproduzida em uma parede de 5x25mts de altura dentro do Hotel Taiamã em Cuiabá MT.
O Banco HSBC fez um calendário com fotos de 12 das minhas obras em 2004.
Tive um programa de TV qua se chamava: “Aprendendo Arte com Fátima Corrêa” dentro do programa Revista da Manhã TV Gazeta ,hoje TV Record.
Me tornei membro da Confederação Brasileira de Letras e Arte CONBLA , recebi títulos de Delegada Cultural e Embaixadora da Paz.
Recebi homenagem da ALAA Academia de Letras e Arte de Araguari em seguida um convite para ocupar a cadeira de numero 12 na mesma.
Me sinto privilegiada com tantas honras!
Meu tema preferido é a Natureza e me preocupo com as questões ambientais, aos poucos estou deixando de usar telas convencionais porque sua estrutura e molduras são feitas com madeiras de árvore em extinção. A cinco anos começamos a desenvolvemos a Placpel placas de papel reciclado para trabalhos de arte, desde então venho compartilhando essa ideia. (www.placpel .com)
Atualmente trabalho dando aulas e com encomendas de pinturas de várias partes do Brasil e exterior.]
Meu novo projeto se chama Hand Painted Cake – Pintura Manual para Bolos , um hobby que começou ao pintar bolos para festinhas dos alunos, gostei tanto da ideia que comecei a testar todas as possibilidades, desenvolvi meu próprio método onde preparo as tintas para aumentar a durabilidade da cor, evitando que descorem antes de entregar o bolo ao cliente.
Agradeço a Deus por me permitir viver de arte, trabalho em casa, não ha nada mais precioso do que estar perto da família. Fátima Corrêa